Espondiloartrose tipos e tratamentos
A espondiloartrose é uma doença que provoca muitas dores na região das costas e pode se estender para braços e pernas dependendo do tipo. Ela é uma artrose na coluna vertebral.
O diagnóstico desse tipo de problema deve ser feito pelo médico por meio da realização de exames.
Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, ela é muito comum após os 45 anos, sendo que as mulheres são mais propensas que os homens.
Quer aprender mais sobre esse problema, quais tipos existem e quais as formas de tratamentos? Então leia o texto abaixo com bastante atenção.
Contents
Tipos de espondiloartrose
Espondiloartrose lombar discreta: provoca dores intensas na região lombar e normalmente é causada por desgaste da região.
Espondiloartrose lombar incipiente: popularmente conhecida como bico de papagaio é causada pelo desgaste dos discos, diminuindo assim o espaço entre as vértebras.
Espondiloartrose lombar com degeneração discal: esse tipo de artrose atinge a parte inferior das costas, parte essa que sustenta todo o peso do corpo, as vértebras são mais atingidas.
Espondiloartrose lombar com osteófitos: é causado pela desidratação do disco vertebral, pré-disposição genética, problemas articulares pré-existentes, traumas sofridos e sobrepeso excessivo.
Tratamentos mais indicados
É preciso buscar tratamento rápido para esse tipo de problema, uma vez que as dores são intensas, o que compromete a locomoção e também a qualidade de vida.
Os mais comuns são:
- Analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar as dores;
- Exercícios físicos praticados sempre sob a orientação de um profissional;
- Sessões de fisioterapia: apresentam resultado bastante satisfatório;
- Acupuntura;
- Terapia ocupacional;
- Controle do estresse;
- Evitar pegar peso para não piorar os quadro das dores;
- Perda de peso, quando o problema é causado por excesso de peso;
- Cirurgia em casos mais graves;
Tratamentos alternativos
É possível lançar mão de alguns tratamentos alternativos para ajudar no enfrentamento do problema e consequentemente no alívio das dores.
Durante as crises para aliviar a dor é possível colocar bolsas com água morna na região lombar.
Caso consiga se locomover até uma clínica de fisioterapia é possível se submeter a um calor mais profundo vindo dos aparelhos.
A eletroterapia também é bastante indicada para alívio das dores, consiste na emissão de pequenos choques elétricos.
Cinesioterapia ou pilates clínicos também são bastante indicados pois promovem o alongamento da região lombar, mas devem ser feito em períodos fora da crise, ou seja com ausência de dor.
Conclusão
A espondiloartrose é uma doença degenerativa que precisa de tratamentos sérios para conter o agravamento do problema.
Em casos mais graves é preciso recorrer à cirurgia, porém essa é uma indicação que somente o médico pode fazer.
Portanto, ao sentir dores constantes nas costas, não se automedique, procure ajuda médica para identificar o problema e começar o tratamento o mais rápido possível.